Páginas

20 de novembro de 2014

Consciência Negra

Imagem retirada do tumblr. Se for sua, faça o favor de me comunicar, que colocarei os direitos, tudo certinho. Thanks!
Dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra.

Para mim esse dia é muito importante, não só pelo fato de eu ser negra (com muito orgulho) mas também, para que todos nós possamos refletir sobre à importância desse dia, para a cultura negra no Brasil.

A imagem que vocês veem acima, eu achei que refletia muito bem sobre o qui eu quero falar. Todo muito sabe que o negro sofre preconceito, não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo, mas aqui deveria ser deferente. Um país onde existe uma ampla miscigenação de raça, cor, credo, cultura, onde a maioria da população é negra ou parda, onde a maioria das pessoas desse país, nem que seja um pouco tem sangue negro correndo nas veias por causa da escravidão, não deveria ser tão preconceituoso assim. 

O Brasil é sim um país preconceituoso, onde pra ''algumas'' pessoas o negro é um ser inferior, que não tem consideração nenhuma, e que não deve ser tratado como ser humano. Para ''alguns'' o negro não tem rosto (como a imagem acima) só é descrito por ser negro, e ter cabelo pichaim, como se isso fosse uma aberração, ou um pecado. Todas às pessoas são diferentes no seu modo de ser, de si vestir, na sua aparência, no seu cabelo...mas, somos todos iguais porque somos seres humanos, debaixo da pele temos à mesma cor correndo pelas veias, temos os mesmos órgãos. Não sei por que existe tanto preconceito, em vez de amor.



Esse menininho tocou o meu coração,  só pelo modo de como ele ver às coisas. Fiquei impressionada, como um menino tão jovem, pode ser tão sábio. Dizer coisas que eu nunca tinha parado pra pensar antes. Às coisas que ele diz faz a gente refletir, de como é importante a cultura Afro-Brasileira, e como é importante às escolas, mostrarem à história do negro no Brasil. Como esses contos africanos, e essas histórias dos guerreiros que lutaram por um país igual para todos, é importante, e como isso pode ajudar a compreender quem foi Zumbi dos Palmares (dia 20 de Novembro é uma homenagem a Zumbi dos Palmares), como ele lutou pela libertação do seu povo na escravidão. E como essas histórias podem ajudar, às crianças a si tornarem adultos sem preconceito.

E como o Gustavo disse: Sou negro mas, eu tenho "Dois olhos, dois braços, duas pernas, dois rins, um pâncreas, um fígado, tudo o qui você tem, só muda a cor da pele e a personalidade, e o caráter!''

É muito bom ver crianças assim, com esse conhecimento sobre a cultura Afro-Brasileira. Tenho certeza se todas às crianças, tivessem pessoas que mostrassem a diversidade da nossa cultura Brasileira, da Cultura Africana, teríamos crianças com muito mais sabedoria e menos preconceito.

Fico aqui, com esse meu ''depoimento'' sobre o Dia da Consciência Negra, e de como é importante refletirmos sobre esse dia. Sobre os negros que lutaram, e que ainda lutam por um país igual para todos, e que saibamos respeitar mais os outros. Deixarmos o preconceito de lado, e deixarmos o amor fluir nos nossos corações. Sejamos todos Negros, Brancos, Amarelos, Pardos ou de qualquer outra cor, Iguais a um só.


~~~~♥~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário