Páginas

17 de outubro de 2015

Outubro Rosa, prevenção contra o Câncer de Mama

Estou dez do começo deste mês pensando em escrever este post, mas a minha falta de organização junto com a procrastinação (que reina em mim), até hoje não o fiz; e junto com essa dor de cabeça, que desceu pro pescoço e agora dói tudo (não sei o que fiz, pra ficar desse jeito), tudo fica mais difícil, mas é só eu não mexer tanto o pescoço que tudo fica bem (ou não). Como todos sabem estamos no mês de outubro, o Outubro Rosa que é o mês mundial de Prevenção contra o Câncer de Mama, que faz 20 anos esse mês no Brasil e não poderia deixar de falar sobre isso.

Pelo o qui eu saiba, nunca teve casos de câncer de mama na minha família, e nunca em alguém próximo de mim. Nunca presenciei o câncer de mama de perto, nunca conheci pessoas que já tiveram câncer de mama, mas isso não quer dizer que eu não me importo; que eu não me sinto sensibilizo com a história dessas pessoas. Como diz por aí: "Não é porque aconteceu com o vizinho, que não vai acontecer comigo, pode sim acontecer comigo!" E é por isso, que eu sinto que eu devo escrever sobre isso. Sou nova pra falar sobre isso? sou! Não tenho tanto conhecimento de causa? não, não tenho! Mas sou mulher, e sinto que escrevendo isso aqui, posso ajudar de alguma forma a contribuir para a prevenção do câncer de mama. Mesmo o blog sendo pequeno, não tendo tanto seguidores, e não é famoso, sinto que preciso fazer isso. Sinto que tenho que escrever sobre isso - ajudar de alguma forma.
O movimento Outubro Rosa começou na década de 90 na cidade de Nova York, e no ano de 97 outras cidades dos Estados Unidos começaram a promover atividades de prevenção, escolhendo o mês de Outubro, como o mês internacional contra o Câncer de Mama. E de lá pra cá, vários países e cidades do mundo veem aderindo à essa grande ação. Durante todo o mês de outubro alguns monumentos famosos do mundo, como aqui no Brasil o Cristo Redentor, a noite eles ficam ROSA. Pra vocês verem como essa campanha é importante, praticamente o mundo inteiro fica rosa a noite. Isso é um modo de CONSCIENTIZAR às mulheres e homens também, a fazerem o exame de mama, à Mamografia que detecta o câncer de mama.
Pra quem não sabe, o câncer de mama não dá só em mulheres, também dá nos homens. A mídia e até mesmo a campanha do câncer de mama não fala muito do câncer de mama nos homens, mas infelizmente isso acontece. Um dos melhores jeitos de você/nós/homens/mulheres se prevenirmos do câncer de mama, além da Mamografia - que é o único e eficaz modo de ser detectado - nós também podemos nos prevenir por meio do Auto-Exame.

O Auto-Exame serve para além de ajudar a detectar um nódulo no seio, acima de tudo serve para nós nos conhecermos, para nos tocarmos; para que nós passamos conhecer o nosso corpo, cada pedacinho dele. Por isso que o Auto-Exame é importante, é importante para nós nos conhecermos, nós mesmos. É um momento íntimo, você com você mesmo - si tocando, si conhecendo, tanto homem como mulher. É um momento importante, que devemos ter todos os meses,  e que dura apenas alguns minutos, minutos que podem salvar a sua vida.
Nesse vídeo abaixo a Jout Jout  (MARAVILHOSAaaa), fala que estava fazendo o auto-exame errado, e que ela foi pesquisar sobre como se faz o auto exame. Ela tirou várias dúvidas, isso só nos mostra que para saber mais, e ajudar a se prevenir do câncer, é se informando:



Outro vídeo que a Jout Jout recomendou para nós vemos, que é muito bom também.


E domingo passado no Fantástico passou uma reportagem sobre o câncer de mama, super importante e pra lá de emocionante, que vou admitir que fez cair algumas lágrimas dos meus olhinhos.


Muito lindo não?! É muito lindo poder ver a superação das pessoas que passam por essa doença. A alegria que elas falam, em como superou o câncer. A força que elas nos transmitem. É encorajador ver isso. Às vezes (muitas), sofremos por coisas tão banais e mesquinhas que achamos que vamos morrer, mas é só ver essas histórias - e elas enfrentando tudo isso e continuando tendo esperança, que percebemos que os nossos problemas são tão insignificantes. que faz a gente ter vergonha de ficar sofrendo por àquilo.

A importância do Outubro Rosa é muito grande. Mas fique sabendo que não é só porque o mês de conscientização do câncer de mama é em outubro, que você só deve se lembrar de si cuidar em outubro, NÃO! Você deve se cuidar todos os outros meses, e sempre! Se prevenir fazendo o auto-exame e se tiver alguma coisa estranha ir fazer a mamografia, e sempre a melhor coisa a si fazer 
começará o tratamento imediatamente e terá mais chances de si curar dessa doença.

Se informar e sempre a melhor opção. Si tem dúvidas de como fazer o Auto-Exame procure pela internet, fale com suas amigas, filhas, esposas ou com a sua médica mas não deixe de tirar essa dúvida. Se previna, Se cuide, Se informe e não deixe que essa doença entre na sua vida e tome conta dela. Tamo junto contra o câncer de mama, e com o Outubro Rosa


Links Importantes:

Câncer de Mama Masculino
Como fazer o Auto-Exame

Gostaram do post? Tem alguma dúvida ou dica? me contem!
~~~~♥~~~

  Até a próxima

4 comentários:

  1. Olá!
    Muito linda sua atitude de comentar o Outubro Rosa aqui no seu blog.
    Me emocionei com a matéria do Fantástico, quando vi na tv.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jul, fico muito feliz por você ter gostado. Acho super importante falar sobre isso; quanto mais gente falando, mas pessoas vão saber e vão procurar se prevenir, si cuidar. Também me emocionei com a matéria do fantástico, foi linda.
      Obrigada pela visita minha flor, adoro o seu blog *
      Bjss *-----*

      Excluir
  2. Marina, que lindo post!
    Eu sou apenas dois anos mais velha que você e também tenho atenção a tudo que se diz sobre o câncer.
    Não sabia que o Cristo Redentor já ficou rosa em prol deste mês de outubro...
    Sei que sou nova, mas é bom nos informarmos agora para que no futuro saibamos nos observar.

    Um beijo,
    Blog “A escrita e eu”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, Jheniffer Obrigada. Senti que precisava falar sobre isso, tocar no assunto, fazer alguma coisa. É uma campanha tão importante, e tão linda em prol da vida que merece/tem que ser divulgada. E fica sim Jhenifer o Cristo Redentor e alguns outros monumentos daqui do Brasil e do mundo, ficam rosa durante o mês de Outubro. Somos novas, mas o quanto mais cedo soubermos nos prevenir, quais os sintomas, e todas as informações possíveis sobre essa doença, quanto mais melhor.
      Obrigada Jhenigfer pela visita e pelo comentário.
      Bjss. *--------*

      Excluir